quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

A Guerra dos Sistemas Operacionais

No mundo dos smartphones, há uma constante briga de sistemas operacionais. De um lado, o iOS e toda a sua elegância, facilidade de uso e bloqueios impostos pela Apple. Do lado oposto, vem o Android, um sistema totalmente "aberto" (embora hajam contradições), onde você pode fazer tudo sem restrições, menos atualizar.


iOS


O sistema da Apple foi criado pensando na experiência de usuário. Qualquer pessoa que tenha dedos consegue usar um dispositivo com iOS.


Mas, para melhorar a experiência de usuário, a Apple teve que "cortar" algumas liberdades que temos nos computadores comuns. O iOS é incustomizável. Você não muda nada além do plano de fundo e da ordem que os apps aparecem.


Já ouvi muita gente falando que as restrições que a Apple impõe ao iOS são o maior erro que a empresa cometeu ao lançar o iPhone. Mas eu acho que as restrições são o maior acerto. Sem as restrições, praticamente ninguém iria saber usar o sistema, quase nenhum app seria baixado na App Store, que logo estaria cheia de apps falsos, que roubam informações do usuário, ou que dizem fazer uma coisa, mas fazem outra (ou não fazem nada). Como exemplo, posso citar o "I Am Rich", um app que custava 999 dólares, não fazia nada e ficou por pouco tempo na loja de apps (logo que a Apple percebeu que tinha gente sendo lesada pelo app, retirou-o da loja). Agora o I Am Rich está de volta no Android. E é um app grátis.


Outro trunfo do iOS (pelo menos até agora) é o domínio dos tablets. Tem alguns com Android e o PlayBook, da RIM, está previsto para março. Mas ninguém consegue bater o iPad. Nenhum tablet chega aos pés dele. Pelo menos até agora, somente o iOS foi remodelado para a tela grande. Os concorrentes rodam um sistema operacional feito para smartphones com tela pequena sem nenhuma adaptação. Mas o Android 3.0 (focado em tablets) e o Blackberry PlayBook já foram anunciados, e poderão mudar a situação.


Android


O Android é um sistema "aberto". Pela experiência que tive um tempo atrás, o Android não é aberto. Nessa semana, usei um pouco um smartphone com Android, e não mudei de ideia. Mas, para o usuário final, a diferença entre um sistema aberto e um fechado é mínima.


O Android tem uma loja de apps aberta, perfeita para os desenvolvedores, com muitos apps que podem ser baixados gratuitamente (57% dos apps são gratuitos, contra 28% do iPhone). Apesar das mudanças recentes, a loja parece estar numa fase "beta". Ainda faltam muitas coisas para melhorar.


Mas o sucesso de um sistema operacional não depende somente dos desenvolvedores, o usuário final é que decide qual sistema vai usar. E o Android deixa a desejar na experiência de usuário. O Android parece ter sido feito para heavy users. Quem gosta de modificar o sistema, virar ele de cabeça para baixo pra ver o que tem no fundo, vai preferir o Android ao iOS.


E, para quem acha que toda a experiência de usuário do Android não é boa, há algo que o iOS precisa aprender com os robozinhos. As notificações do sistema ficam "armazenadas" na barra superior. Você não perde nenhuma notificação.


Tablets não são o forte do Android, já que são literalmente smartphones grandões.


Nada no Android me incomoda a ponto de me fazer desistir da compra de um, exceto a instabilidade das atualizações. No iOS, quando uma atualização é lançada, todos os dispositivos que têm condições para receber a atualização podem ser atualizados. No Android, a coisa é um pouco diferente. O Samsung Galaxy S ainda espera a atualização para a versão 2.2, enquanto o Nexus S já pode ser atualizado para a 2.3. E ainda tem celulares que foram lançados no ano passado e não vão poder receber atualizações, como o Sony Ericsson Xperia X10. É a famosa fragmentação fazendo as suas vítimas.


 


Brigas à parte, o Android e o iOS têm pontos positivos e pontos negativos. Quem vai comprar um smartphone deve ter em mente a sua preferência. Temos um sistema aberto com fraca experiência de usuário e um sistema com forte experiência de usuário, mas fechado. Quem ganha? Cenas do próximo capítulo!

Um comentário:

  1. A Guerra dos Sistemas Operacionais
    Com a revolução dos tablets essa guerra vai esquentar ainda mais:

    WebOS = HP/Palm
    Android = Google
    Ubuntu = Canonical (já estão aparecendo tablet com ubuntu 10.10 Netbook Edition)
    Windows 7 ou phone 7 = Microsoft
    Meego = Fujitsu anuncia netbook com MeeGo

    Daí para pcs é um pulo.
    iOS

    ResponderExcluir