sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Último post do ano - Flash Vs. HTML5

Para o último post do ano, escolhi falar sobre o assunto mais polêmico do ano: A briga entre o Flash e o HTML5.


Tudo começou quando a Apple resolveu não dar suporte ao Flash no então iPhone OS. No início, a ausência do Flash era justificada pela simplicidade do sistema operacional e pela falta do Flash em todos os outros smartphones. Mas quando a Apple lançou o iPad sem suporte ao Flash (com direito à aparição do "Lego azul da morte" aparecendo no demo do iPad feito por Steve Jobs), a bomba estourou. Críticas e mais críticas foram feitas à Apple, que, em Abril, respondeu por meio de uma carta aberta escrita por Steve Jobs.


Agora, no fim do ano, a polêmica continua, os MacBooks Air mais novos são vendidos sem o Flash e , seguindo o exemplo, várias pessoas resolveram tirar completamente o Flash dos seus Macs. Confesso que me senti tentado a tirar o Flash do meu Mac, mas não o fiz.


Apesar de causar muitos problemas (por causa do Flash, o Safari é o maior responsável pelos crashes no Mac OS X), o Flash ainda é o padrão mais usado da web. O HTML5 ainda está em uma fase beta, dos players de vídeo que testei no Mac, somente o do Vimeo está 100%. O player do Youtube não tem suporte a fullscreen, e ainda está cheio de bugs (até agora não vi nada ser feito para melhorar isso).


Até hoje, o Flash é o melhor padrão. Com o desuso e com a ascensão do HTML5, teremos um formato bem melhor para assistir vídeos na Internet. A questão é: em quanto tempo isso vai acontecer?

Nenhum comentário:

Postar um comentário