terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Mac AppStore. O início do fim de uma revolução.

Em 2007, quando anunciou o iPhone, Steve Jobs tinha o objetivo de revolucionar a telefonia móvel. Talvez ele nunca tivesse imaginado que essa revolução iria romper barreiras. O dia 6 de Dezembro será um marco. É o primeiro passo para o fim da computação como conhecemos.



A partir de amanhã, um app poderá ser facilmente comprado a baixo custo. Fiz questão de destacar essas duas expressões porque elas resumem o que a Apple fez com o mercado de aplicativos móveis (e fará com aplicativos de computador). Qualquer pessoa que não tenha o mínimo conhecimento sobre computação poderá comprar aplicativos que lhe satisfaçam sem nenhuma complicação. Esse fator sozinho já aumenta muito a quantidade de pessoas que podem comprar apps. Mas tem um fator muito mais importante que decidirá o sucesso da Mac AppStore. O preço.

A Mac AppStore faz com que os apps possam ser vendidos facilmente, o que encoraja desenvolvedores a criar novos programas e vendê-los. A concorrência aumenta, então os preços vão gradualmente diminuindo até chegarem ao patamar de preços que vemos hoje no iPhone.

E todo mundo sai beneficiado. Quem comprava aplicativos antes da AppStore vai continuar comprando a preços mais baixos. Quem não comprava porque tinha dificuldade, vai passar a comprar. Quem vendia vai vender muito mais (e, consequentemente, ganhar muito mais).

Agora é só esperar a festa começar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário